franquia de aluguel de carros
29 jun

Entenda como funciona uma franquia de aluguel de carros

Com os valores cada vez mais altos cobrados pelas montadoras de carros, muitas pessoas têm preferido investir no aluguel de veículos, ao invés de adquirir um próprio. Trata-se de um hábito em alguns países europeus e que, agora, começa a chegar no Brasil. Portanto, esse é um ótimo momento para você investir em uma franquia de aluguel de carros.

A relação das pessoas com os veículos vem mudando. Ter um carro na garagem envolve custos como manutenção e impostos, além de acarretar perda de dinheiro devido à enorme desvalorização do bem. Entre os mais jovens, já há muitos casos de pessoas que têm preferido alugar um carro do que ter um.

Trata-se de uma ótima oportunidade de negócios. Principalmente, porque você pode investir em uma franquia, que lhe dará toda a base necessária para obter o resultado desejado no prazo estabelecido.

O que é uma franquia?

Franquia, ou franchising, é um sistema de distribuição de bens e serviços no qual a empresa criadora cede sua marca e a tecnologia necessária para a realização de negócios a terceiros. A negociação é realizada por meio de um contrato, que determina as condições para que a relação possa ser conduzida.

O franqueado adquire os direitos de comercializar os produtos da empresa, utilizando sua marca e sua publicidade, por um tempo determinado. Em troca, ele arca com os custos de montagem do espaço e, dependendo do contrato, faz pagamentos periódicos para manter-se como representante.

É um modelo de negócio seguro e eficaz para quem deseja empreender, mas não possui recursos ou ideias para começar sua empresa do zero. Para a marca, o sistema de franquia é positivo, pois permite que os negócios sejam expandidos para além dos limites imaginados inicialmente, sem a necessidade de investir grandes quantias em dinheiro.

O sistema de franquia pode ser considerado uma parceria entre empresa e franqueado, possibilitando ganhos para ambas as partes.

Como funciona uma franquia de aluguel de carros?

As empresas de aluguel de carros também têm investido no sistema de franquias. Assim, elas levam suas marcas ao máximo de locais possíveis, por meio das mãos de seus franqueados.

Caso você queira investir em uma franquia de aluguel de carros, vai precisar montar o espaço e também será o responsável pela compra da frota. Em geral, o contrato inicial estipula qual é o número mínimo de carros que se deve possuir para iniciar o negócio, além dos modelos que são mais procurados pelos clientes.

O contrato mínimo é de 60 meses e o faturamento pode chegar a 38 mil reais por mês. Com isso, o retorno sobre o investimento costuma aparecer em cerca de 36 meses.

Quais os valores estimados para iniciar o negócio?

Para iniciar uma franquia de aluguel de carros, você precisará de cerca de 450 mil reais, incluindo o espaço, o capital de giro e a frota. Além disso, há o depósito da taxa de franquia, que gira em torno de 40 mil reais.

Durante o contrato, você pagará 6,5% dos aluguéis diários, 3,5% dos aluguéis mensais e 1% do aluguel de frota a título de royalties. Também deverá efetuar o pagamento de 0,5% do faturamento em favor da publicidade da marca.

Como você viu, o momento é excelente para investir em uma franquia de aluguel de carros. Se está procurando um bom negócio, não perca esta oportunidade!

Você gostou deste post? Então assine nossa newsletter e saiba mais sobre esse e outros assuntos!