13 jul

Vale a pena investir na terceira idade?

Não há um momento certo para começar a aplicar o seu dinheiro, mas, algumas pessoas optam por investir na terceira idade. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e aumentar o patrimônio, usam a experiência como ferramenta para investir sem erro.

Nessa fase da vida, o empreendedor carrega algumas características que podem influenciar suas aplicações de forma positiva. Isso porque, há uma série de benefícios e vantagens relacionadas aos investimentos realizados na terceira idade. Confira as que separamos para você!

Vantagens de investir na terceira idade

Ter experiência adquirida durante a vida

Uma das principais vantagens em se investir, na melhor idade, é a possibilidade de contar com a experiência adquirida, para lidar com os desafios da aplicação. Se a pessoa resolve investir em uma área em que possui expertise, por exemplo, sua experiência será um grande diferencial para o sucesso do empreendimento.

Trabalhar em uma atividade que proporcione prazer

Outro grande benefício é a possibilidade de investir em uma atividade que, realmente, proporcione prazer ao investidor. Trabalhar em algo afim ao seu gosto gera motivação para buscar novas opções no mercado.

Realizar o sonho de ter o negócio próprio

Largar o emprego e ser dono do próprio negócio é o sonho de milhares de brasileiros. Com a chegada da terceira idade, o conhecimento adquirido pelo trabalhador ao longo de sua vida profissional poderá significar a oportunidade de iniciar a sua própria empresa.

Ele poderá realizar o sonho, criando a sua companhia do zero ou, então, comprando uma franquia no mercado em que deseja atuar. A vantagem da franquia é que você terá um modelo pronto para administrar e não precisará se preocupar em marketing da marca.

Como escolher o melhor tipo de investimento

Os gastos aumentam na terceira idade, por isso, é muito importante realizar os investimentos certos para poder continuar desfrutando do seu dinheiro. Mas, antes de tudo, tenha em mente que investir na poupança é uma alternativa que não deve ser considerada. Por apresentar um rendimento muito baixo e possuir um seguro de até R$ 60 mil, com certeza é melhor conhecer outras possibilidades.

Tesouro direto

Ao investir no tesouro direto, o investidor comprará títulos públicos do Governo Federal. Como o Governo é considerado um bom pagador, se considera um investimento com risco reduzido. O rendimento vai depender do tipo de juros escolhido no momento da aplicação.

Fundos multimercados

Os fundos multimercados é uma opção que apresenta poucos riscos, pois são gerenciados por especialistas que conhecem e estudam o mercado diariamente. Esses fundos operam em diferentes mercados, entre aplicações em renda fixa, câmbio, ações da bolsa de valores etc. No entanto, o montante inicial de investimento gira em torno de R$ 100 mil.

Franquias

As franquias são a opção mais indicada para empreendedores que desejam ser donos do próprio negócio e atuar na área que gostam sem correr muitos riscos. Isso porque, ao comprar uma franquia, o empreendedor trabalhará com um modelo de negócios já estruturado no mercado.

Como o investidor passará a representar uma marca, as chances de sua unidade prosperar são muito altas – já que a empresa franqueadora cuidará de diversas etapas essenciais para o estabelecimento no negócio.

Caso tenha se convencido da importância de investir na terceira idade, chegou o momento de escolher o investimento que faça mais sentido para o seu perfil. Se você quiser saber mais sobre como investir nessa fase da vida, continue no nosso blog e descubra, agora, as 4 dicas que todo investidor precisa saber!