Quantas vezes você já teve uma boa ideia de negócio e nunca a tirou do papel? O medo de se arriscar é um dos maiores desafios para quem deseja abrir o próprio negócio. Contudo, não basta ter coragem, capital para investir, vontade de empreender e uma boa ideia.
É preciso também validar essa ideia, estudar o mercado e criar um plano de negócios para estabelecer os nortes de sua empresa, só para começar!
Listamos a seguir 5 dicas essenciais para te auxiliar nesse caminho. Confira só!
1. Avalie sua ideia
Mesmo que você tenha uma ideia que na sua cabeça pareça genial, é bem provável que ela já esteja em prática. Uma dica é que você faça uma rápida pesquisa no Google para verificar se não existe algo parecido. Caso haja, não desanime.
Em algumas situações, é possível melhorar o que já existe e criar diferenciais competitivos. É preciso se questionar: o público-alvo está satisfeito com as opções existentes no mercado? O que minha empresa pode oferecer de melhor?
2. Busque opiniões sobre esse projeto
Não tenha medo de expor a ideia do seu negócio para amigos e pessoas de confiança. Muitas vezes, quem está de fora consegue enxergar furos e possibilidades que o empresário não identificou. No entanto, é preciso buscar um feedback sincero, não apenas uma opinião superficial para agradar.
A validação da sua ideia por parte das pessoas próximas deve ser vista como um medidor. Se a avaliação for positiva, chegou a hora de dar o próximo passo.
3. Faça uma pesquisa de mercado
Qual é a demanda para esse tipo de produto/serviço? Quem é o público-alvo? Quem são os maiores concorrentes de sua região? Quais são os maiores desafios a serem enfrentados para sua empresa se estabelecer no mercado?
Para responder essas questões, será necessário realizar uma pesquisa de mercado para entender como a concorrência atua na região e qual é o perfil dos clientes que você precisará atrair para vender.
4. Crie um planejamento para captar clientes
Nenhum negócio funciona sem clientes. E para quem está começando ? ou vai começar ?, criar um planejamento de captação de clientes é essencial. Nessa etapa, o empresário deverá determinar quais serão as estratégias utilizadas e o quanto será necessário aplicar nisso.
Por meio das redes sociais, é possível divulgar seu negócio, investindo pouco ou quase nada ? e obter um excelente retorno.
5. Crie e siga o seu plano de negócios
Basicamente, o plano de negócios é um documento que contém a descrição da identidade da sua empresa e como ela se manterá.
Defina o plano de marketing, as operações, a mão de obra necessária e o investimento total para viabilizar todos os processos e operações da empresa. Caso tiver dificuldades, faça um curso de gestão no SEBRAE para saber por onde começar.
Para abrir o próprio negócio, é necessário legitimar sua ideia e pesquisar bastante antes de pensar em começar a operar. Por conta disso, analise bastante se esse modelo de negócio é o mais indicado para o seu perfil.
As franquias são uma ótima opção para empreender, oferecendo menos riscos e mais garantias de sucesso. Mas isso é assunto para outro post!
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