28 dez

Confira 5 dicas essenciais para abrir sua locadora de veículos

A comodidade trazida pelas locadoras de veículos tem chamado a atenção de muitos curiosos dispostos a investir em um negócio próprio. A cada dia é mais frequente este tipo de prestação de serviço, visto que a cultura da sociedade tem mudado sobre o quesito “ter um carro”.

A oportunidade segue a regra proporcional de que, quanto mais pessoas optam por não ter um veículo próprio, maior o número de aluguéis realizados!

Simples e fácil, a locação de veículos é uma opção bem segura e claramente acessível a todos! Por este motivo, muitos empreendedores têm enxergado neste ramo uma excelente oportunidade de negócio.

Se esse é o seu caso e você também está interessado em conhecer mais a fundo sobre o segmento, aproveite para ler, neste artigo, 5 dicas essenciais para abrir uma locadora de veículos e tire o seu sonho do papel já!

1. Faça um plano de negócios

Primeiro passo para que qualquer negócio saia do papel, o plano de negócios ajuda na avaliação estratégica de toda a oportunidade. É imprescindível, ainda, para uma correta definição das ações que despontarão a empresa, tornando-a atrativa e sólida no mercado.

Locadoras de veículos em modelo de franquia podem vir com uma análise geral do segmento, mas é interessante que o estudo seja aprofundado.

2. Avalie o espaço e a localização da locadora de veículos

É importante definir o lugar em que sua locadora de veículos será instalada, a fim de posicioná-la de modo estratégico e visível para o público. Destaca-se que as melhores oportunidades no quesito localização é próximo a aeroportos e rodoviárias por motivos óbvios, não é mesmo?

Ainda é preciso levar em conta a estrutura física deste local. É imprescindível que tenha um pátio grande e seguro, que comporte toda a frota.

3. Fomente parcerias

Todas as empresas que trabalham com a criação de parcerias conquistam vantagens interessantes. Tendo em mente uma relação ganha-ganha, é sempre bom buscar por este tipo de oportunidade.

No segmento de locação de veículos, por exemplo, firmar parcerias com agências de turismo é um modo interessante de conquistar clientes e tornar a sua marca conhecida!

4. Contrate uma boa equipe

Você já definiu o tamanho do seu empreendimento? Com quantos veículos a frota iniciará os trabalhos? Respondidas essas questões de porte material, é necessário avaliar quais são as necessidades, em recursos humanos, na empresa.

Quantos mecânicos deverão fazer parte do seu quadro? Eles serão funcionários diretos ou terceirizados? E o resto da estrutura do negócio? Contará com quantos atendentes? Vale lembrar que uma boa equipe faz um bom negócio!

5. Não se esqueça de pesquisar sobre os gastos legais

Ao abrir um negócio, é necessário conferir todos os impostos e encargos que a empresa deverá arcar ao longo de sua existência. Eles são vários!

PIS, Cofins, IPI, ISS e ICMS são alguns que devem ser pesquisados mais a fundo para saber se o seu negócio deverá arcar. Fora isso, o IPVA dos veículos e eventuais multas também compõem a tabela de gastos legais. Converse com um consultor para conhecer maiores detalhes.

Agora que você já sabe essas importantes dicas sobre como abrir sua locadora de veículos, que tal conhecer uma excelente proposta para tirar o projeto do papel e o transformar em realidade? <a href="http://blog.yesrentacar.com.br/category/seja-um-franqueado/?utm_source=blog