07 nov

Franquia ou negócio próprio: como escolher o melhor investimento?

Franquia ou negócio próprio? Muitos empreendedores têm essa dúvida no momento de abrir um novo empreendimento. Ambos possuem suas vantagens e desvantagens. Por isso, o empreendedor deve conhecer suas características para determinar qual é a melhor opção para o seu perfil. Pois há riscos em ambos os investimentos, e conhecer como funcionam os dois modelos de negócio é essencial para fazer uma escolha correta.

Se por um lado o franchising possui menos chances de quebrar, no negócio próprio o empresário tem mais liberdade. Tudo dependerá do tipo de investimento que o empreendedor deseja realizar e o quanto ele quer estar naquele ambiente.

No post de hoje, mostraremos as vantagens, desvantagens e qual é o papel do empreendedor nos dois modelos de negócio.

Confira a seguir:

Vantagens e desvantagens do negócio próprio

Vantagens

O empresário possui liberdade em criar estratégias, alterar produtos e modificar processos. Isso permite que o empreendedor tenha controle total sobre o seu negócio, sua identidade e como vai atuar no mercado. Outra vantagem importante é que, geralmente, os custos iniciais para criar o negócio próprio são menores do que abrir uma franquia.

Desvantagens

Se por um lado o empresário tem mais liberdade, por outro corre mais risco de quebrar. O empreendedor deverá criar um plano de negócios e todos os processos essenciais para o estabelecimento do negócio, e isso requer pesquisa e investimento. Na franquia, o empresário conta com todas essas etapas essenciais estabelecidas.

Vantagens e desvantagens da franquia

Vantagens

O franchising é um fenômeno global e não para de crescer aqui no Brasil. Um dos motivos de tanto sucesso é o seu modelo de negócios. Quando um empresário abre uma franquia, ele compra o direito de replicar um modelo de negócios que já faz sucesso.

Trabalhar com uma marca estruturada e que já possui reconhecimento no mercado é uma das vantagens mais importantes desse modelo de negócios.

Desvantagens

O empresário não possui o controle total do negócio, atuando como um empregado em sua própria empresa. Ele terá suas atribuições dentro do investimento e deve seguir os padrões. Para empreendedores mais criativos, o franchising não é indicado. Contudo, essa padronização é um dos fatores responsáveis pelo sucesso do investimento.

O que o empreendedor está buscando no investimento?

A resposta para essa pergunta é definitiva. Abrir uma empresa do zero é mais arriscado, porém é o modelo mais aconselhado caso o empresário tenha uma ideia inovadora. Se a sua ideia e o modelo de negócio criado forem realmente bons, os ganhos que o empreendimento pode gerar para o empresário são grandes.

Por outro lado, ao comprar uma franquia, o empresário recebe uma estimativa de lucro e de retorno do investimento. O franqueado deverá pagar algumas taxas além do investimento inicial, como royalties e o marketing. No negócio próprio, porém, os custos são outros. E muitos!

De uma maneira geral, criar o negócio próprio é indicado para quem está disposto a arriscar e apostar em uma ideia promissora. Abrir uma franquia é um investimento mais seguro, com uma boa taxa de retorno.

Em todo caso, esteja preparado e procure sempre se educar sobre o segmento em que deseja atuar. Conheça as franquias e veja se os modelos de negócio são interessantes para o seu perfil. Pesquise bastante e considere todas as vantagens e desvantagens de ambos os modelos!

Gostou do artigo? Siga a Yes Rent a Car no <a href="https://www.facebook.com/yesalugueldecarros?utm_source=blog